Café com Ciência | 24 Novembro | GelAvista - Uma ferramenta entre cidadãos e ciência para o estudo das medusas de Portugal

24 Novembro 2021 (11h30 )  ·  On line  ·  Gratuita

O GelAvista é um dos projetos de ciência cidadã com maior notoriedade em Portugal. Nasceu da necessidade de obter conhecimento sobre os organismos gelatinosos, especialmente os mais urticantes, tendo em conta teorias recentes que apontam para um aumento da sua ocorrência em contexto de alterações climáticas. Neste sentido, o GelAvista poderá vir a contribuir para identificar áreas costeiras vulneráveis. A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e em comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica e conta com a participação de Antonina dos Santos, investigadora do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.

30 min de conversa com um cientista | Dia Nacional da Cultura Científica | 24 Novembro | Presencial ou virtual

24 Novembro 2020 (10h30 ou 14h30) Gratuita

Nesta conversa serão apresentadas e debatidas as evidências científicas das recentes alterações do clima, da perda de biodiversidade e das suas consequências, em paralelo com cenários de mudanças positivas que encaminhem para um Futuro viável. O iminente colapso do clima e da biodiversidade é um desafio para a humanidade, dadas as suas graves implicações no futuro para a saúde, a agricultura, a economia, o emprego e as migrações. O conhecimento do impacto das atitudes quotidianas favorece a mudança consciente para atitudes mais responsáveis e sustentáveis que possam ser multiplicadas na sociedade. A conversa contará com a participação da Investigadora Joana Campos do CIIMAR-UP. Horário: 10h30 ou 14h30. Gratuita. Público alvo: Básico ao Secundário

Palestra "Singularidades e ameaças ao mar profundo" | 27 Março

27 Março 2019 (17h)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Livre

O mar profundo é o maior ecossistema do nosso planeta sendo caracterizado por condições extremas, como alta pressão, baixas temperaturas e ausência ou luz limitada. Apesar dos estudos ainda escassos, em larga medida devido à dificuldade de acesso, sabemos hoje que muitos ecossistemas albergam uma grande variedade de formas de vida, e muitos outros serão ainda descobertos num futuro próximo, à medida que tecnologias inovadoras se tornem disponíveis. Nesta palestra iremos abordar algumas das singularidades desses ecossistemas, destacando em particular áreas sob jurisdição Portuguesa. Serão também abordados os desenvolvimentos tecnológicos que permitirão estudos mais detalhados destes ecossistemas e as ameaças ao equilíbrio destas áreas. A palestra surge no âmbito da Inauguração da Exposição "Segredos escondidos no fundo do mar" e conta com a presença do Doutor Miguel Santos, Biólogo e Investigador do CIIMAR - UP.

Palestra “Do plástico ao microplástico” | 20 Fevereiro

20 Fevereiro 2019 (17h)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Gratuita com inscrição

O plástico parece ter-se espalhado, de forma alarmante, não só no nosso dia a dia como também no meio ambiente. Este é um dos principais desafios ambientais com que a sociedade se depara atualmente. Estima-se que cerca de oito milhões de toneladas de plástico entrem nos oceanos, por ano. Ainda mais preocupante são os plásticos de menores dimensões, os microplásticos… Mas afinal o que são os microplásticos? Que efeitos tem nas diferentes espécies? Que efeitos tem nos oceanos? Que impacto tem no nosso quotidiano? O que podemos fazer para combater esta nova forma de poluição?

Palestra de Inauguração " Novos desafios num mundo em mudança: lixo marinho e alterações climáticas" | 23 novembro 2018

23 Novembro 2018 (17H)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Livre (Inscrição obrigatória)

Esta palestra surge no âmbito da inauguração da exposição "Faz da MUDANÇA a TUA PRAIA", que terá como orador convidado o Doutor Luís Vieira (biólogo e investigador no CIIMAR-UP).

Downloads

Exposição "Faz da MUDANÇA a TUA PRAIA"

23 Novembro 2018 a 28 Fevereiro 2019  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Livre

Esta exposição pretende dar a conhecer aos cidadãos as principais problemáticas ambientais vigentes, ao mesmo tempo que promove comportamentos de mudança para uma vida mais sustentável. Através de um conjunto de painéis, de uma exposição de fotografias, de jogos e atividades educativas, a exposição pretende sensibilizar todos os cidadãos a melhorar os seus hábitos e a sua conduta para que todos juntos possamos criar um ambiente mais saudável e melhor. A exposição é dirigida a toda a população, desde o público escolar, crianças, adolescentes, estudantes universitários, cientistas e famílias. São também disponibilizadas diversas atividades pedagógicas e visitas escolares/ associações/ATL /grupos adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Downloads

Palestra "Impactes das alterações globais no Oceano: o futuro das nossas florestas marinhas" | 16 Maio | 17h

16 Maio 2018 (17h)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Gratuita com inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt

A presente palestra surge no âmbito da Inauguração da Exposição "À descoberta do mundo das Macroalgas Marinhas" e será proferida pelo Doutor Francisco Arenas, Investigador do CIIMAR-UP.

Exposição "À descoberta do Mundo das Macroalgas Marinhas"

16 Maio a 15 Setembro 2018 (9h30-12h30 | 14h00-17h30)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Gratuita

O CMIA de Matosinhos convida-o a conhecer a vasta diversidade de algas marinhas, assim como as suas principais características. Adicionalmente, são abordadas questões relativas aos impactos das alterações climáticas nas algas e consequentemente, no planeta. A presente exposição foi elaborada pelo CMIA de Vila do Conde e estará patente nas instalações do CMIA de Matosinhos de 16 de maio a 15 Setembro de 2018. Visitas guiadas a grupos com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt

Seminário "Micróbios Marinhos: porque precisamos deles?" | 11 Abril

11 Abril 2018 (9h15 às 15h30)  ·  Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca e Instalações do CMIA Matosinhos (sob Biblioteca)  ·  Gratuita com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt

O Seminário surge no âmbito da Exposição itinerante patente no CMIA de Matosinhos sobre Micróbios Marinhos realizada no âmbito do Projeto BLUEandGREEN.

Palestra "Diversidade de bactérias escondidas nas macroalgas" | 24 Janeiro

24 Janeiro 2018 (17h)  ·  CMIA Matosinhos  ·  Entrada Livre com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt

No âmbito da Exposição itinerante patente no CMIA de Matosinhos, "Micróbios Marinhos: porque precisamos deles?" será proferida a Palestra "Diversidade de bactérias escondidas nas macroalgas" pela Professora Doutora Olga Lage, assistente auxiliar da FCUP e membro do CIIMAR. A Palestra terá lugar nas nossas instalações no dia 24 Janeiro 2018 pelas 17h.

1 2 3 4

CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2021 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview