A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2022 o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais (IYAFA 2022) com o objectivo de trazer visibilidade ao setor e mostrar o papel estratégico que desempenha no cumprimento dos objetivos estabelecidos na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030). O setor emprega 60 milhões de pessoas e suporta indiretamente 379 milhões de pessoas (7% da população mundial). A pesca de pequena escala também desempenha um papel fundamental na Europa. Esta apresentação irá focar na sua importância em termos sociais, económicos e culturais e será proferida por Cristina Pita do CESAM. Mais informações e inscrições em: https://www2.ciimar.up.pt/events.php?id=335
No âmbito do Dia Mundial dos Oceanos, iremos dinamizar a Oficina "Construção de um algário". A atividade tem como objetivos sensibilizar os participantes para a importância da preservação da biodiversidade marinha e dar a conhecer as potencialidades e riquezas do nosso mar, em especial as algas através da elaboração de uma coleção de algas secas - algário. Público-alvo: a partir dos 7 anos.
Atividades pedagógicas do CMIA Matosinhos. Para mais informações e marcações contactar: cmia@cm-matosinhos.pt
Com a atividade pretende-se mostrar aos participantes quais são os principais recursos da pesca desembarcados no porto pesqueiro de Matosinhos e observar como decorre o leilão de primeira venda, bem como analisar o suporte humano e tecnológico envolvido na operação. Serão abordadas algumas das regras porque se rege a atividade piscatória. A observação da tipologia das embarcações de pesca e dos instrumentos de captura nelas existente constitui igualmente um dos objetivos da sessão.
No próximo dia 18 de Maio, pelas 11h30, irá se realizar mais uma sessão online do Café com Ciência “Reabilitação ou restauro de ecossistemas ribeirinhos - Exemplos práticos em Portugal”, proferida por Pedro Teiga (Mentor dos Laboratórios de Rios+ em Portugal e do Plano Estratégico de Reabilitação de Linha de Água (PERLA), à escala municipal e intermunicipal). O CMIA de Vila do Conde será o anfitrião e contará com a co-organização do CIIMAR e do CMIA de Matosinhos.
No âmbito da comemoração do Dia Europeu do Mar e do Dia Internacional da Biodiversidade, preparamos uma semana com várias atividades: Dia 16 de maio Oficina "À procura da Lebre-do-Mar" - saída de campo, dia 18 de maio "Café com Ciência" e Monitorização do Lixo da Praia de Matosinhos, dia 20 de maio Oficina "Construção de um algário". Mais informações e inscrições para cmia@cm-matosinhos.pt.
No âmbito da comemoração da Semana da Terra vai ter lugar mais uma sessão do café com ciência dedicada a um habitat muito especial: o charco!
Sob o mote "O oceano é a nossa terra", dezenas de organizações portuguesas celebram o Dia da Terra, durante uma semana, apresentando uma série de atividades dedicadas ao oceano. O CMIA de Matosinhos junta-se a esta iniciativa, promovida pela Fundação Oceano Azul (Oceano Azul Foundation). Dia 18 a 22 de Abril - Exposição "Matosinhos a pescar". Dia 20 de Abril - Café com Ciência e Oficina "Redes fantasma - à pesca das redes fantasma no Oceano". Dia 21 de Abril - Oficina "Vamos limpar o lixo marinho da praia? Jogo de tabuleiro".
Esta exposição pretende dar a conhecer a intrínseca relação entre Matosinhos e o mar, dando especial relevo à pesca, que muito contribui para a história e cultura de Matosinhos. Esta vertente mais humana é reforçada com diferentes engenhos de pesca e com réplicas de embarcações em miniatura cedidas pela NAPESMATE. Pretende-se, ainda, dar a conhecer o mar na sua vertente económica, através de testemunhos fotográficos antigos fornecidos pelo Porto de Leixões e, também, a vertente mais científica e de conservação por parte do IPMA. Visitas de grupos por marcação para cmia@cm-matosinhos.pt ou 229392409.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, o CMIA de Matosinhos vai organizar duas sessões da Oficina "Floresta - Fonte de Vida" no próximo dia 25 de março destinado a alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo. A atividade pretende sensibilizar para a importância da preservação das florestas; aprender a identificar as nossas espécies autóctones e aprender a identificar os produtos e recursos associados à floresta. Atividade gratuita com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, o CMIA de Matosinhos vai organizar duas sessões da Oficina "Água, uma viagem sem fim" no próximo dia 22 de março destinado a alunos do 1º e 2º ciclos. A atividade pretende dar a conhecer o ciclo natural da água, explicando alguns fenómenos naturais em que a água intervém, sensibilizar os participantes para a importância da água e da sua poupança, usos e abusos da água. Atividade gratuita com inscrição obrigatória para cmia@cm-matosinhos.pt
No âmbito do Dia Mundial da Agricultura, o CMIA de Matosinhos e a Arquiteta Paisagista Sara Ratola vão organizar o WORKSHOP HORTAS VERTICAIS no próximo dia 20 de Março (10h-12h30). Aproveite para ficar um expert em Hortas Verticais e para celebrar connosco este dia tão importante! Para mais informações consulte o flyer ou contacte-nos através de cmia@cm-matosinhos.pt.
A Exposição “Ilustração Científica – da Arte para a Ciência” é constituída por alguns dos trabalhos dos alunos elaborados durante a 1ª edição do Curso de Especialização em Ilustração Científica - Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação de Joana Campos, investigadora do CIIMAR. Nesta conversa a investigadora irá falar sobre tendências latitudinais na biologia de crustáceos: pistas para previsão de impactos do aquecimento global. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom às 11h30 e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação da investigadora do CIIMAR-UP, Débora Borges. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
Venha conhecer os estádios planctónicos de peixes do estuário do Mondego e da zona costeira adjacente, através de 22 fotografias de larvas de peixes reunidas pelo grupo de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Universidade de Coimbra. Esta coleção possui fotografias de estádios larvares de espécies que habitualmente vemos à venda no mercado como nos nossos pratos. Fica o desafio de vir descobrir se consegue fazer a correspondência entre larva de peixe/espécie de peixe adulta! Além destes peixes, existem outras espécies de valor comercial reduzido, mas que representam um papel fundamental nos ecossistemas costeiros. Venha conhecê-las, também! Esta exposição tem como grande objetivo dar a conhecer a fase mais sensível e menos conhecida, do ciclo larvar dos peixes.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação da investigadora do CIIMAR-UP, Mariana Hinzmann. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação da investigadora do CIIMAR-UP, Isabel Iglesias. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
As zonas costeiras são regiões de interface entre os ecossistemas terrestres e marinhos, importantes pela enorme diversidade biológica que suportam e pela vasta gama de funções ecológicas reguladoras e depuradoras que desempenham. Ecossistemas esses que estão ameaçados devido à poluição pelo lixo marinho principalmente por plásticos e redes abandonadas. A presente oficina consiste na exploração da biodiversidade existente nas poças de maré, através da sua identificação e sensibilização para a sua importância nos ecossistemas marinhos.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação da investigadora do CIIMAR-UP, Lúcia Guilhermino. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
A palestra surge no âmbito do Ciclo de Palestras "Café com Ciência" e conta com a participação das investigadoras do CIIMAR-UP, Patrícia Teixeira e Odete Gonçalves. A palestra irá decorrer em formato virtual via Zoom e requer inscrição para cmia@cm-matosinhos.pt.
A Exposição pretende sensibilizar a comunidade para a enorme quantidade de lixo que se vai acumulando nas praias e que passou a fazer parte dos ecossistemas marinhos. As esculturas têm como objetivo proporcionar a reflexão crítica para a problemática do lixo marinho e a importância da aquisição de comportamentos mais sustentáveis. Entrada Gratuita
A exposição Monitorizar o Mar para prevenir o risco pretende sensibilizar o público para a importância da monitorização costeira, marinha e oceânica, com relevância social elevada, desde a avaliação de poluentes marinhos, à dispersão de potentes toxinas que se podem acumular no pescado e marisco, até à erosão da costa e o impacto nas populações costeiras. Face à atual ameaça das alterações climáticas são abordados fenómenos como aumento do carbono, a acidificação dos Oceanos e o aumento de águas-vivas em zonas balneares, sendo impactos diretos destas alterações. O uso abusivo de plásticos descartáveis e a presença de plásticos em grande parte dos produtos do nosso quotidiano, levam à necessidade da monitorização dos plásticos que vagueiam pelos Oceanos.
A exposição Mar de Plástico realizada pelo CIIMAR e financiada pela EAA Grants, aborda um dos temas mais preocupantes e graves a resolver: a poluição do oceano. O lixo marinho é constituído por uma infinidade de materiais, que chegam ao mar por inúmeras vias. Com esta exposição pretende-se incitar a reflexão crítica sobre a importância dos Oceanos e da adoção de medidas para a sua melhor gestão e conservação, incluindo ao nível dos comportamentos individuais.
No âmbito da Inauguração da Exposição "Ilustrações de Vida Aquática - rios, estuários e mares" será proferida uma Palestra pelo Biólogo Fernando Correia Especialista em Comunicação científica (vertente ilustração científica).
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos tem o prazer de apresentar a exposição itinerante “Ilustrações de vida aquática – rios, estuários e mares” para dar a conhecer ao público em geral a importância da Ilustração Científica no conhecimento e divulgação da biodiversidade marinha, estuarina e fluvial.
No âmbito da Exposição patente nas nossas instalações "Bandeira Azul - 30 anos, 30 critérios, um objetivo", o CMIA de Matosinhos organiza a palestra "A Implementação do Programa Bandeira Azul no concelho de Matosinhos", proferida pela Drª Manuela Silva e pelo Drº Pedro Moura da APA, no dia 7 de Setembro pelas 15h.
Como centro azul do programa da bandeira azul do município de Matosinhos o CMIA de Matosinhos apresenta uma exposição itinerante sobre os 30 critérios da bandeira azul e os seus 30 anos de existência.
"A longa viagem de Angui e Luna” é um livro escrito e ilustrado pela investigadora Sónia Costa do CIIMAR, que retrata a história de duas enguias, Angui e Luna, que deixam o mar dos Sargaços rumo ao rio Minho onde passam a viver. Durante a viagem e posterior permanência no rio, as duas enguias cruzam-se com outros animais com os quais trocam experiências que permitem revelar ao leitor algumas características do ciclo de vida desta espécie.
Nesta exposição serão abordados muitos dos preciosos tesouros explorados pelo homem no mar, abordando sucessos do passado e presente, e os grandes desafios do futuro.
O CMIA de Matosinhos irá inaugurar a nova exposição "Rico Mar: dádivas preciosas dos Oceanos", com a palestra "Aproveitamento da energia das ondas: oportunidades e desafios" que será proferida pelo Paulo Rosa Santos, Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A presente exposição tem por objetivo dar a conhecer e sensibilizar a população em geral para a problemática da Pesca Fantasma, abordando temas como: O Parque Marinho do Litoral Norte, Contributos para a prevenção, atenuação, remediação e consciencialização de impactos no Litoral Norte, Equipamento e logística do projeto, Medidas de mitigação, Guia de Identificação de artes de pesca e reciclagem.
Nesta exposição, embarque na derradeira aventura da exploração oceânica. Veja o fundo do mar sob o olhar do fotógrafo amador João Alves; conheça instrumentos náuticos clássicos do espólio da APDL e veículos aéreos e submarinos não tripulados do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS), da FEUP; e desfrute de 12 painéis de informativos sobre esta temática.
Durante o ano letivo de 2016/2017 será “adotado um organismo Marinho” para ser conhecido e preservado. Cada turma/escola/associação/grupo etc.. adota uma espécie. O resultado desta atividade/concurso será a Mascote do CMIA. Além da ilustração da mascote é objetivo o estudo em aula da biologia, habitat, ecologia, etc.. da espécie escolhida.
Atividades pedagógicas previstas para o ano letivo 2021 / 2022. Para mais informações e marcações contactar : cmia@cm-matosinhos.pt
CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt