O CMIA de Matosinhos elabora exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica disponível para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio. As exposições podem ser requisitadas, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

A essência da água

A essência da água

Exposição Itinerante

A crescente preocupação com a disponibilidade mundial da água vem exigindo uma nova consciência em relação à utilização desse recurso. A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esta riqueza tem-se tornado cada vez mais escassa e mal utilizada, pelo que as águas superficiais e subterrâneas são utilizadas, por vezes, para descarga direta ou indireta de águas residuais e outras formas de poluição. Os efeitos nocivos de poluição das águas afetam diretamente as pessoas, causando perturbações na saúde e alterações no comportamento das populações, na economia (indústria, turismo) e no ambiente pela degradação da paisagem e pela perturbação ou alteração dos ecossistemas.

Com esta exposição pretendemos mostrar a importância da água, a sua escassez e a importância da garantia de qualidade num futuro próximo, isto é, a sua sustentabilidade enquanto recurso natural. Mostraremos como caso estudo a água em Matosinhos, sua qualidade mas também as ameaças e situações de risco a que está exposta, bem como a importância deste recurso no passado e no futuro deste município.

Exposição composta por:

Palestras

11 de Julho de 2012
"O Controlo e a Garantia da Qualidade da Água distribuída no Concelho de Matosinhos"
Engª Marisa Silva, responsável pelo Departamento de Qualidade da Água e Saneamento da Indáqua

26 de Junho de 2012
"Escassez e Economia da Água"
Dr. Sérgio Hora Lopes, Administrador executivo das Águas do Douro e Paiva, SA

16 de Maio 2012
"Intervir em Rios e Ribeiras com Engenho e Afeto"
Doutor Pedro Teiga, Coordenador Nacional do Projecto Rios

19 de Abril de 2012
"Novos desenvolvimentos tecnológicos para o estudo e exploração dos oceanos"
Prof Doutor João Tasso de Figueiredo Sousa, responsável pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas da FEUP.

Downloads


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2024 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview