O CMIA de Matosinhos elabora exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica disponível para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio. As exposições podem ser requisitadas, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Matosinhos "Conserva-se"

Matosinhos "Conserva-se"

Exposição Itinerante

"Matosinhos foi o maior centro conserveiro do País e um dos maiores do Mundo, quando a partir de 1890 o Sul de Matosinhos começou a transformar-se numa zona industrial em função de um projecto pedido pela Câmara Municipal de Matosinhos ao famoso Arquitecto Licínio Guimarães."

É assim que o matosinhense Josué Tato descreve a cidade de Matosinhos no seu livro sobre a Indústria Conserveira. Nesta exposição pretende-se mostrar a conservação segundo várias perspetivas, desde a conservação das espécies marinhas em perigo de extinção, à conservação de hábitos e actividades ligados ao mar e à indústria de conservação de peixes e moluscos marinhos.

A exposição "Matosinhos conserva-se" é composta por materiais fornecidos pelas indústrias que ainda laboram na cidade e artefactos da pesca artesanal fornecidos pelo NAPESMAT.

Palestras

25 de Outubro de 2011
"Breve caracterização da pesca do cerco em Matosinhos. A pesca do ouriço-do-mar Paracentrotuslividus, no Norte de Portugal"
Drª. Diana Feijó e Drª Inês Machado, bolseiras de investigação no IPIMAR Matosinhos

21 de Setembro de 2011
"Breve história da indústria conserveira em Matosinhos"
Dr. António Gones, Bibliotecário

20 de Julho de 2011
"Lendas marítimas. Uma outra dimensão na conservação do Mar e da Memória"
Dr. Joel Cleto, Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade Porto

29 de Junho de 2011
"O Porto de Leixões e a cidade"
Engº Brogueira Dias, Administrador APDL

Downloads


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2024 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview