O CMIA de Matosinhos elabora exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica disponível para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio. As exposições podem ser requisitadas, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Diz-me com que te cobres, dir-te-ei quem és

Diz-me com que te cobres, dir-te-ei quem és

Exposição Itinerante

A pele nua de vários organismos, podendo ter vantagens, como por exemplo, permitir as trocas gasosas, absorção de nutrientes e rejeição de substâncias indesejáveis ou de defesa, coloca no entanto esses organismos mais facilmente à mercê de predadores e de agressões ambientais.

O desenvolvimento de coberturas como escamas, penas e pêlos nos vertebrados ou de conchas e carapaças nos invertebrados veio conferir a estes organismos uma maior protecção face ao meio ambiente e predadores.

Nesta exposição pretende-se mostrar de uma forma didáctica e com recurso à colecção de conchas da Professora Doutora fernanda Russel, fotos de aves, animais conservados provenientes do Museu de História Natural da Universidade de Ciências da Faculdade do Porto e invertebrados e vertebrados em aquários, as vantagens destas coberturas, a sua diversidade e evolução, os riscos e a potencial utilização industrial.

A exposição "Diz-me com que te cobres, dir-te-ei quem és", composta por todo o material anteriormente descrito e ainda por 13 painéis, mostra a enorme diversidade de revestimentos que existe no Mundo Animal, quais as suas funções e evoluções ao longo do tempo.

Palestras

26 de Maio de 2011
"O homem e as vacas: as marcas de uma parceria com 10 mil anos"
Doutor Albano Beja Pereira, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e recursos genéticos CIBIO- UP

27 de Abril de 2011
"As aves e a ornitologia na região do Porto"
Dr. Nuno Oliveira, Mestre em ecologia humana no Parque Biológico de Gaia.

16 de Março de 2011
"Guerra dos sexos, versão 2.0. lições do mundo animal"
Prof. Doutor Nuno Oliveira, investigador do CIBIO, Docente da Faculdade Fernando Pessoa

16 de Fevereiro de 2011
"Explosões do genoma e as inovações dos vertebrados: uma viagem ao Passado"
Doutor Filipe Castro, investigador do CIIMAR

Downloads


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2024 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview