O CMIA de Matosinhos elabora exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica disponível para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio. As exposições podem ser requisitadas, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

O clima está a mudar, e tu?

O clima está a mudar, e tu?

Exposição Externa

As alterações climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na actualidade, sendo já perceptíveis nos padrões climáticos ocorridos durante a segunda metade do último século. As suas causas podem ser naturais (variações lentas na luminosidade do Sol ou nos parâmetros que definem a órbita da Terra em torno do Sol) e/ou antropogénicas (devido principalmente às alterações na composição da atmosfera).

Esta nova ameaça actua de forma directa, e por vezes irreversível, sobre as espécies e os ecossistemas e, sobretudo, de forma indirecta, potenciando e agravando os efeitos de outros factores de ameaça. Como consequência vão afectar a biodiversidade a diferentes níveis, por exemplo a distribuição, as taxas de extinção, os tempos de reprodução e a duração da estação de crescimento das plantas.

Os impactes das alterações climáticas são, assim, um novo desafio para a conservação da natureza.

Com o objectivo de alertar para o desaparecimento de milhares de espécies em todo o mundo, as Nações Unidas declararam 2010 como sendo o Ano Internacional da Biodiversidade. Por outro lado, também os bens e serviços fornecidos ao Homem pelos ecossistemas são afectados, nomeadamente a manutenção do ciclo da água, o fornecimento de alimentos, água, medicamentos e matéria-prima, o controlo de cheias e a regulação do clima, e serviços culturais, entre outros.

A exposição "O clima está a mudar, e tu?", composta por 21 painéis, alerta para a problemática do efeito estufa, das alterações climáticas e do impacto que estas estão a ter e terão nos diferentes ecossistemas, propondo também algumas medidas para as combatermos.

Todos podemos contribuir para minimizar as alterações climáticas, basta um pequeno gesto para fazer a diferença. E tu, já deste o primeiro passo?

Nota: Exposição cedida pelo CMIA de Vila do Conde

Palestras

19 de Janeiro de 2011
"Efeitos contaminantes ambientais na reprodução de organismos aquáticos: quando “elas” passam a “eles”"
Doutor Miguel Santos, investigador CIIMAR

20 de Outubro de 2010
"Previsão oceanográfica: Utopia ou realidade?"
Doutor Rui Caldeira

17 de Novembro de 2010
"Aquacultura em Portugal: Novas Espécies em aquacultura, situação actual e perspectivas"
Doutor Rodrigo Ozorio, investigador do CIIMAR

Downloads


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2024 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview