O CMIA de Matosinhos elabora exposições regularmente. Após o encerramento de cada exposição, esta fica disponível para requisição por organismos interessados em expor o nosso espólio. As exposições podem ser requisitadas, através de email ou formulário durante um período definido com o CMIA.

Por mares já muito navegados

Por mares já muito navegados

Exposição Itinerante

Uma importante componente da actividade do IPIMAR desenvolve-se com o apoio de navios de investigação ("Noruega", "Mestre Costeiro", "Capricórnio", etc.). Estes navios são fundamentais para a recolha de informação destinada a avaliar o estado de exploração dos principais recursos da pesca nas fases explorada e não explorada e caracterizar o ambiente aquático e as comunidades fito e zooplanctónicas. Esta exposição procura ilustrar, através de fotografias recolhidas durante cerca de 31 anos em dezenas de Campanhas de investigação, as diferentes actividades realizadas a bordo. Considerou-se que este seria o melhor meio para as divulgar e recuperar material eventualmente esquecido mas marcante na vida de muitos dos que trabalham no IPIMAR.

Como o próprio nome indica este navio de pesca foi oferecido pela Noruega a Portugal.

Posteriormente foi modificado ficando assim apto a efectuar oceanografia em zonas costeiras e oceânicas.

Tem um comprimento de 47.5m, atinge 13 nós de velocidade máxima, 9500 milhas de autonomia e 1500HP de potência. Da sua tripulação fazem parte 18 pessoas, e 12 elementos integram a sua equipa técnica.

Palestras

15 de Setembro de 2010
"Toxinas marinhas: armas químicas ou armazéns de energia"
Doutor Vitor Vasconcelos, Professor catedrático no departamento de Biologia da Faculdade de Ciências do Porto

Downloads


CMIA de Matosinhos
Rua Alfredo Cunha
(sob Biblioteca Florbela Espanca)
4450 Matosinhos
Telefone: 22 939 24 09
E-mail: cmia@cm-matosinhos.pt

©2024 CMIA Matosinhos, Todos os direitos reservados. CMIA Matosinhos é parte do CIIMAR Webdesign: Glitz Design     Programação: Bizview